fbpx

Nosso telefone fixo está com problemas técnicos. Nos contate através do telefone/whatsapp +55 49 9977-5236

Um passeio pelas vinícolas catarinenses

Mesmo que você não conheça o termo enoturismo, Santa Catarina é um estado que além de muitos outros atrativos turísticos, oferece a oportunidade de passeios incríveis passando pelas mais lindas vinícolas da região Sul do Brasil. A visita às diversas vinícolas catarinenses garante aprendizado e lazer. Que tal planejar seu próximo destino de férias

Não é de hoje que a atividade turística chamada de enoturismo se consolidou no estado. Os vinhos produzidos na região interior catarinense levam marcas conceituadas. E conhecer como funciona todo o processo envolvido antes que a bebida chegue às mesas do consumidor é muito interessante. 

As etapas que vão desde o plantio das uvas até à produção completa e seu engarrafamento permeiam os vinhedos e dependem bastante da tecnologia e do empenho de famílias inteiras que se dedicam há anos a esta atividade.

Percorrer, degustar e comprar

 O que se vê nas vinícolas catarinenses é um verdadeiro show de habilidades. Os aspectos ambientais, como as altitudes de alguns pontos da região e oscilação das temperaturas ao longo do ano, impactam positivamente nas safras de vinhos em Santa Catarina. 

Os números impressionam: em um ano são colhidos, em média, 1,6 milhão de quilos de uvas das mais variadas espécies. Este volume se se transformam em cerca de 1,4 milhão de garrafas com o saboroso e admirado líquido chamado por muitos de Bebida dos Deuses.

Toda esta variedade é produto de aproximadamente 48 vinícolas em todo estado. Para visitá-las, você pode percorrer a serra e o meio-oeste catarinense degustar e comprar vinhos finos de rótulos diversos. Muitos deles, inclusive, premiados nacional e internacionalmente.

As vinícolas catarinenses e seus produtos

De acordo com especialistas em enologia, os vinhos que mais se destacam em Santa Catarina são os Chardonnay e Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Todos vão muito bem quando acompanham os deliciosos pratos da gastronomia catarinense.

Estando no oeste do estado, você e sua família podem visitar diversas vinícolas que tem atraído turistas e vem se fortalecendo no âmbito de negócios privilegiados pela boa localização geográfica. Há quatro vinícolas que integram o projeto Caminho dos Vinhos Terras Altas Catarinenses. São elas:

Em todas elas, é possível ter uma experiência enogastronômica. Mas fique atento: as visitas devem ser agendadas pelos sites deles. Vale lembrar, também, que esta rota pode ser iniciada em Treze Tílias, cidade pitoresca de tradição austríaca.

O que você vai encontrar em cada uma  

A Villaggio Grando, por exemplo, já vendeu seus produtos para os Estados Unidos e tem como meta expandir seus negócios tanto para Europa, quanto para África. Ali, são 45 hectares para produção de tintos, brancos, espumantes e licoroso, alcançando o engarrafamento de 260 unidades por ano.

Já a Panceri é um bom exemplo do que citamos anteriormente: o comprometimento familiar. A vinícola existe há cerca de 30 anos e se considera mais do que uma pequena empresa familiar. Os donos dizem que se trata de um modo de viver em família. Nesta, você encontra produtos que combinam com todos os paladares e ocasiões.

A Krans foi fundada por Walter Kranz, seu proprietário até hoje. Além dos vinhos, o local comercializa sucos e geleias. Reúne bistrô, maquinário de alta tecnologia e paisagens da natureza de tirar o fôlego.

A vinícola Santa Augusta nasceu do desejo de duas jovens empreendedoras, que aprenderam com seus pais a valorizar cada experiência de degustar um vinho como única. É delas a visão empresarial da família De Nardi. Foi a fé e devoção à Santa Augusta que deu nome ao empreendimento especializado em vinhos de qualidade e expressão. 

Para conhecer as vinícolas catarinenses, hospede-se no Hotel Renar!