O Brasil é um país multicultural. Podemos perceber isto em muitos aspectos: Nas tradições, na cultura e, principalmente, na gastronomia. No sul do país, as delícias da culinária alemã são encontradas em muitas cidades, seja em bons hotéis, restaurantes especializados ou na casa de famílias descendentes dos colonizadores.
A comida típica alemã é bastante variada. Embora a batata seja um dos ingredientes bastante comuns em praticamente todas as regiões da Alemanha, existem muitas outras receitas também conhecidas no sul do Brasil. Estando em Santa Catarina, você não pode deixar de experimentar algumas iguarias.
Prove as delícias da culinária alemã sem sair do Brasil
A culinária alemã tem fama de ser pesada. Talvez por ser típica de uma região de clima frio. Ela não é, digamos, sofisticada. Porém, uma opinião unânime entre todos que a apreciam é que trata-se de algo delicioso.
Como o cultivo dos ingredientes, muitas vezes, diferem de país para país, algumas receitas precisaram passar por pequenas adaptações. Outros deles, aqui no Brasil, variam de estado para estado.
Por exemplo, se você pedir batata salsa em São Paulo, receberá mandioquinha. E vice-versa. Se for comprar mandioquinha em Santa Catarina, receberá batata salsa. Mas nada que comprometa a riqueza de sabores e aromas das delícias da culinária alemã.
Entre os pratos mais conhecidos da culinária dos imigrantes alemães em Santa Catarina, destaque para o marreco recheado com repolho roxo, o joelho de porco, o rollmops (peixe em conserva), além dos doces maravilhosos como o Apfelstrudel, uma espécie de rocambole de maçã e as famosas cucas.
Proust!
Uma bebida que sem dúvida é conhecida por todos e que faz parte da gastronomia alemã, mas que já se tornou preferência nacional brasileira, é a cerveja. Os tipos mais conhecidos são a Lager, a Malzbier (cerveja preta), a Pils e a Weizenbier (de trigo). Em constante evolução nos últimos tempos, é cada vez mais valorizado o formato artesanal da bebida.
Agora conheça melhor 6 pratos!
Na maioria dos hotéis de Santa Catarina e, principalmente, em Fraiburgo, Blumenau, Joinville, Itajaí e Pomerode, certamente você encontrará no cardápio algumas delícias da culinária alemã. Para que você não fique perdido na hora de escolher, vamos detalhar alguns.
1. Bratkartoffeln
Já que ela leva a fama de mais consumida, vamos começar por ela, a batata! Este prato é bastante simples e comum na cozinha das famílias alemãs. É preparado à base de batata cozida. Basta colocar temperos como cebola, alho, sal e bacon. Outro prato comum que leva batata é o chamado Kartoffelsalat. Apesar do nome difícil, trata-se da conhecida salada de batatas. Ou maionese para os paulistas.
2. Eisbein
Um dos pratos mais conhecidos da gastronomia alemã é o joelho de porco. Bastante tradicional, nada mais é que o joelho do porco cozido incrementado com vários temperos e servido com batatas cozidas e o temperadíssimo chucrute.
3. Käsespätzle ou Spätzle
Esse é de dar água na boca. Pra lá de tradicional, vale a pena provar. É feito com uma massa à base de trigo e ovos, semelhante ao macarrão. Ela é cozida em água fervendo e servida com molho.
4. Wurst
A rainha entre os itens da culinária alemã: A salsicha! Falou em Alemanha, é inevitável não lembrar dela. Quando ouvir ou ler wurst, já sabe do que se trata. Mas, atenção: Existem vários tipos de “wusrt” (a pronúncia é vuxt). Tem com carne de porco, de vaca e mistas. Algumas são mais parecidas com um patê, outras com linguiça. Tudo depende do processo de fabricação.
5. Sauerkraut
Lembra que citamos acima o chucrute? Então, o chucrute é repolho em conserva e fermentado. No início, pode parecer um sabor meio azedo. Mas cai muito bem quando servido com a carne de porco.
6. Apfelstrudel
Já está pensando em sobremesa? O Apfelstrudel é uma das mais famosas delícias da culinária alemã. É um folheado, parecido com rocambole. Leva no recheio, maçãs, uvas passas e canela. No Brasil, passou por algumas adaptações de recheio. Tem até com requeijão e banana. Mas o tradicional é com maçãs e pode ser servido quentinho e acompanhado de uma bola de sorvete de creme! Hummm!
Falando em comida, você conhece a história da maçã brasileira? Então, leia nosso artigo sobre um dos ingredientes da culinária alemã!