O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local.
Os setores de passeios, hospedagem em geral, bares, restaurantes e comércio também se beneficiam grandemente com o fluxo de turistas que amam viajar.
Turismo acelerado: todos saem ganhando!
Os pontos turísticos tornam-se motivo de orgulho para seus habitantes que aproveitam as oportunidades de descanso, lazer e opções de trabalho mais perto de suas casas. Todas as atividades turísticas são importantes para o desenvolvimento social e econômico das cidades e da população.
No Brasil, o Turismo é fundamental e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Diversas cidades brasileiras que vivem da agricultura, pecuária, indústria e comércio apostam também no Turismo.
Os municípios que ainda não são explorados turisticamente podem também aproveitar seus potenciais naturais, como rios, lagos, morros, serras, mar e cachoeiras. Sem falar na gastronomia, prédios tombados pelo Patrimônio Históricos, igrejas, manifestações culturais e parques que atraem o interesse de muitos.
Desenvolvimento e revitalização
Atrativos artificiais como trilhas, congressos, festas religiosas tradicionais, shows de grande porte e eventos em geral também têm boas chances de serem concretizados visando o desenvolvimento do Turismo.
As parcerias públicas e privadas são fundamentais para o avanço do Turismo. A população se envolve e a revitalização de espaços antes mal aproveitados passam a oferecer entretenimento.
No longo prazo, os benefícios sociais e econômicos trazidos pelo Turismo beneficiam a comunidade trazendo senso de preservação. E impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita.
Especificamente, no setor hoteleiro, o Turismo aumenta a geração de empregos e alavanca a produção de produtos que hotéis, pousadas e afins demandam.
O comércio local ganha fôlego já que turista adora circular pela cidade e comprar lembrancinhas, presentes, geleias e outros doces artesanais, bem como vinhos, licores e bebidas típicas regionais.
Santa Catarina explora o Turismo e atrai visitantes de todos os cantos
Uma das regiões brasileiras que explora bem o Turismo é Santa Catarina, na Região Sul. O estado é um centro turístico com uma infra-estrutura hoteleira invejável e pronto pra recepcionar turistas nacionais e de diversos países do mundo.
A gastronomia local também é um atrativo. Suas belezas naturais ganham destaque aos olhos de quem busca sossego, esportes ou só diversão. O setor turístico de Santa Catarina é beneficiado porque reúne atratividades variadas, seja na serra ou no Litoral.
O clima também é favorável, tanto quem gosta de frio, quanto aquele que preferem o calor.
As praias, fazendas, cachoeiras, lagos, rios, hotéis-fazendas e reservas naturais de Santa Catarina dão espaço para o Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura.
A cultura da região, fortemente influenciada pelos imigrantes alemães, italianos e suíços, promove festas típicas. E a Rota da Amizade com suas vinícolas são um capítulo à parte entre as muitas atrações.
Fraiburgo: Se você ainda não conhece, não espere mais!
Localizada no meio oeste catarinense, Fraiburgo tem pontos turísticos bem interessantes. Tem até um castelinho que fica em cima de um morro e oferece uma bela vista pros visitantes. Ele foi inaugurado em 1966 e teve sua construção baseada no estilo francês e presente nas casas da Normandia.
O local é apenas um dos que você pode visitar em Fraiburgo. Estando por lá, hospede-se no Hotel Renar. Dali, você pode avistar o Lago das Araucárias. Ele foi construído na década de 40 para abastecer a primeira serraria da cidade e hoje é um ponto de encontro entre habitantes locais e turistas.
Depende da época que você for à cidade, será possível admirar as plantações de maçã e comer a fruta diretamente do pé. No restaurante do Hotel Renar, muitos dos pratos e doces do cardápio são feitos à base desta fruta.
Quer aproveitar ao máximo o que o estado oferece? Então, leia também nosso artigo sobre as vistas e paisagens deslumbrantes do meio oeste catarinense!