Mais do que um caminho que pode te levar às mais lindas cidades do meio-oeste catarinense, a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau é também uma associação de turismo sem fins econômicos.
Terra da Maçã
O objetivo maior da entidade é a divulgação dos municípios que fazem parte dela, bem como dos atrativos da região. O Hotel Renar, que fica em Fraiburgo, cidade conhecida como Terra da Maçã, é apenas um dos associados que apostam no desenvolvimento ainda maior do turismo na Rota da Amizade.
Tendo como missão o fomento e a promoção do turismo de maneira integral, a Rota da Amizade acaba contribuindo significativamente pro desenvolvimento sustentável da região.
A cada ano, a Rota da Amizade recebe mais e mais turistas que buscam uma conexão com a natureza e conhecimento de culturas diferenciadas. Na região, são ainda realizados eventos de qualidade que promovem a integração entre as cidades envolvidas.
Rota da Amizade, uma história que não é de hoje
Há 20 anos, os municípios de Videira, Pinheiro Preto e Tangará criaram o Vale da Uva e do Vinho. O desejo já naquela época despertava a vontade de trabalhar com turismo ao mostrar os atrativos da região e criar novos pontos turísticos que pudessem fazer rodar a economia.
A iniciativa foi de 3 empresários hoteleiros que entendiam a riqueza de um possível intercâmbio de turistas entre as cidades onde eles tinham empreendimentos. O roteiro integrado começou a funcionar por meio da diversificação dos entretenimentos já existentes.
Depois, foram aumentando os atrativos turísticos e também a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas. Em 2002, 6 municípios já compravam a ideia e viam como a melhora do movimento turístico impactava positivamente os negócios em todos eles.
No ano seguinte, foi firmada uma parceria com o SEBRAE e em 2004, o projeto Rota da Amizade tomou forma definitivamente. Enquanto que o Vale da Uva e do Vinho passou a compor um Convention & Visitors Bureau.
Passado mais um ano, chegou-se à conclusão que, independentemente de vinho, maçã ou uva, os interesses eram comuns. E a Rota da Amizade passou a atuar como Convention & Visitors Bureau, executando dezenas de ações para estruturar o roteiro turístico e preparar mais de 80 empreendimentos para o acolhimento de eventos de negócios e turistas em geral.
Fraiburgo espera por você
Como dissemos, Fraiburgo é uma das cidades que faz parte da Rota da Amizade. A Terra das Maçãs fica no Planalto Serrano do meio-oeste de Santa Catarina. A região foi povoada a partir de 1937 por famílias brasileiras que viveram as revoluções da época. A emancipação de Fraiburgo foi em 31 de dezembro de 1961.
A cidade tem uma posição privilegiada ficando a 300 km da capital paranaense, Curitiba e a 375 km de Florianópolis. De Lages, são apenas 157 km e de Chapecó, 204 km. O acesso é fácil já que Fraiburgo está 41 km ao norte da BR-470, pela SC-456 e SC-453.
O acesso fica 40 km depois de Curitibanos pra quem segue a partir do litoral do estado. Ou a 27 km depois de Campos Novos, pra quem chega vindo do oeste. Para quem parte do norte, são 54 km a partir de Caçador, via SC-303/SC-453.
Rota dos Imigrantes
Passeando em Santa Catarina, você pode também conhecer as cidades que integram a Rota dos Imigrantes.
Se você admira a culinária alemã e a cultura europeia, cidades como Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Nova Veneza, Rio dos Cedros, São Bento do Sul e Timbó também preservam os costumes, as tradições e os hábitos trazidos do continente europeu.
Quer saber mais sobre a Rota da Amizade? Deixe seu comentário porque vamos adorar responder!